07 SET 2022
Gastão Vidigal fica entre as 50 primeiras do ranking do Município VerdeAzul
Gastão Vidigal conquistou a 49ª colocação no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas do Programa Município VerdeAzul (PMVA) 2021. A Interlocutora do Programa Município VerdeAzul de Gastão Vidigal, Débora Fernandes, participou da cerimônia de entrega dos certificados que foi realizada na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (24/8). Com 84,04 pontos, Gastão Vidigal foi o único município da região a conseguir a certificação. A primeira colocada foi Bragança Paulista, com 97,52 pontos.

A Interlocutora Débora comemorou a classificação ressaltando a importância dos municípios se comprometerem com o desenvolvimento sustentável “Com essa classificação Gastão Vidigal mostra seu empenho nas questões ambientais, o que reflete diretamente na qualidade de vida da nossa população. Desenvolvemos uma série de ações na área do Meio Ambiente e estamos sempre buscando fazer ainda mais”, resumiu.

Dos 645 municípios paulistas, 557 integram o Programa Município VerdeAzul. Recebem o certificado apenas os municípios que atingem nota superior a 80 no programa e que preenchem requisitos pré-definidos para cada ciclo do PMVA. A certificação é um reconhecimento da boa gestão ambiental realizada nas cidades, e somente 78 municipios paulistas conseguiram este certificado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Essas diretrizes são desmembradas e formam mais 85 variáveis que direcionam o encaminhamento do programa para obter os resultados de pontuação.

Esse Ranking é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.