O município de Gastão Vidigal recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. A solenidade de entrega aconteceu no Gabinete do Prefeito, Ney Castilho, pela Gestora Municipal da Assistência Social e interlocutora do programa, Josefa.
O Selo foi criado para incentivar os municípios a se associarem ao Estado no trabalho de promoção da qualidade de vida da população idosa.
A Gestora Municipal, informou que o município conseguiu implementar as sete primeiras ações obrigatórias previstas para o Selo Inicial, sendo: reativação do Conselho Municipal do Idoso; realização do diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas aos idosos; do diagnóstico com os idosos do município; inclusão das ações que garantem os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social; adequação/ampliação da cobertura vacinal dos idosos; implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos e implantação de ações que garantem acessibilidade aos idosos no transporte público municipal. “As equipes trabalharam focadas em ações preventivas e corretivas visando a promoção da qualidade de vida da pessoa idosa. A conquista do Selo Inicial mostra que agimos corretamente e que estamos no caminho certo. As ações não devem parar por aí, visando a conquista dos demais Selos do Programa”.
O prefeito Municipal, Carlos Ney de Castilho informou ainda que a conquista do título poderá trazer investimentos maiores por parte do Governo do Estado no município, em ações que adequadas de acordo com a realidade de cada município e aplicadas em quatro pilares como: Proteção, Educação, Saúde e Participação.
“Agradecemos a Secretaria de Assistência Social de nosso município pelo trabalho eficaz que desenvolve, e a Drads, por meio da diretora Martha Helena Pimenta, pelo trabalho e apoio dispensados à Gastão Vidigal onde angariamos mais uma grande conquista, desta vez voltada ao idoso”, enfatizou o prefeito Carlos Ney de Castilho.