31 JAN 2018
Gastão Vidigal realiza campanha para arrecadação de óleo de cozinha usado
“É preciso SER consciente!” Com esse tema e apoio da Prefeitura Municipal e Sabesp, a Divisão de Agricultura e Meio Ambiente de Gastão Vidigal realiza campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado. Ajude a preservar o meio ambiente e apoie iniciativas de desenvolvimento.

Para participar é fácil, basta juntar 4 litros de óleo usado e trocar por 1 litro de óleo novo. Ponto de troca: Divisão de Agricultura e Melo Ambiente (Casa da Agricultura) de Gastão Vidigal-SP.

O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e solo, além de danificar o sistema de esgoto e encanamento da sua casa, o óleo também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e impede a transferência do oxigênio para a água, o que toma impossível a vida nestes ambientes.

Quando lançado no solo, impermeabiliza o mesmo, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes. Um litro de óleo pode poluir cerca de 10.000 litros de água. A poluição pelo óleo faz encarece o tratamento da água em até 45%, além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída com a água do mar gera uma reação química que libera gás metano, que é muito agressivo que o gás carbónico. Se isto não for o suficiente para convencê-lo do mal que se faz ao descartar óleo indevidamente, saiba que ele entope o encanamento da sua casa, trazendo prejuízos ao seu bolso. A primeira medida a ser tomada é armazenar as sobras da tritura em vez de jogar no ralo da pia ou no cesto de lixo. Este armazenamento pode ser feito em garrafa pet com tampa, por exemplo. Não devemos utilizar recipientes de vidro, pois podem quebrar e além de fazer sujeira pode causar acidentes.