A EMEI Nossa Senhora Aparecida comemora neste mês os dois anos de municipalização e tem motivos de sobra para festejar as muitas conquistas pedagógica, administrativa e pessoal. A diretora Ana Paula Garcia e todos os funcionários honram os desafios enfrentados dia a dia, que são inúmeros.
O principal objetivo da Instituição Escolar é oferecer atendimento educacional com qualidade a todas as crianças e vem conseguindo com sucesso. Atualmente a Instituição Escolar tem 186 crianças matriculadas, sendo 136 da Educação Infantil (0 a 3 anos) e 50 para as crianças da Atividade Complementar (4 e 5 anos). Houve um aumento de 61% de matriculas após a sua municipalização e a procura por vaga é grande e o município dentro da legalidade da oferta e da demanda procura atender a todas as famílias.
Todas as crianças são beneficiadas com a presença de um professor pedagogo por classe, totalizando 8 professores para atender berçários, maternais e atividades complementares que procuram desenvolver os trabalhos pedagógicos de maneira lúdica e divertida, auxiliando o desenvolvimento intelectual e motor das crianças nas respectivas idades. Os professores contam ainda com o apoio dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e inspetores em sala de aula, profissionais da Educação que foram capacitados e treinados para desenvolver as funções inerentes ao cargo.
A Secretaria da Educação juntamente com os professores optaram em trabalhar com o Sistema de Ensino UNIFEV. Todas as crianças possuem apostilas sendo uma por bimestre, ficando a disposição dos pais e comunidade escolar o trabalho desenvolvido por elas em reuniões. Além das apostilas, a Unidade Escolar recebeu, do poder público, vários exemplares de livros de histórias que elas frequentemente estão manuseando e sendo utilizados pelos professores durante as aulas.
As crianças recebem também uniformes escolares e complementos a materiais didáticos.
EMEI oferece alimentação balanceada aos alunos
Em relação à alimentação das crianças, são oferecidas de 4 a 5 refeições por dia, sendo café da manhã, almoço, lanche após o horário de descanso e o lanche da tarde; para os bebês, também é oferecida a mamadeira antes do descanso.
A nutricionista do município procura elaborar um cardápio natural e nutritivo às crianças. Toda semana são oferecidas porções variadas/dia de carboidratos, proteínas, legumes ou verduras e frutas; sucos naturais e vitaminas também estão presentes no cardápio das crianças.
Durante o período da alimentação todos os funcionários auxiliam e incentivam as crianças a comer, e após a alimentação ajudam na higienização bucal delas.
Municipalização permitiu melhora na estrutura
Após a municipalização, o prédio passou por reformas para melhor atender e adequar as condições de acesso às crianças. Para melhor atender as atividades lúdicas foram comprados aparelho de TV, som, vídeos e brinquedos para as salas de aulas.
Hoje a EMEI conta com seis salas de aula, uma brinquedoteca, um parque, uma cozinha, um lactário e uma sala administrativa.
Durante este período foi criado a Associação de Pais e Mestres (APM) e o Conselho de Escola que sempre estão auxiliando e contribuindo para o seu bom andamento. “Estamos satisfeitos pela participação no Projeto Brasil Carinhoso, onde temos 100% de matriculas das crianças beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Temos muito a agradecer a Deus por todas as realizações, e a todas as famílias que acreditam em nosso trabalho e nos apoiam”, finaliza a diretora Ana Paula Garcia.