Nome na urna: Claudia
Partido: PSDB
Vice e partido: Elizeu do Mercado - PSDB
Nome da coligação e partidos: Amor por Gastão Vidigal - PSDB
Perfil
Nome: Claudia Regina de Brito
Idade: 49 anos
Nascimento: 01/11/1970
Cidade Natal: Gastão Vidigal
Estado Civil: divorciada
Filhos: 1
Grau de Escolaridade: Nível Superior (Licenciatura em Matemática) e é Tecnóloga em Gestão Pública
Profissão: Cabeleireira
Cargos políticos e participação em eleições: foi candidata a Prefeita na eleição de 2016
Referência Política: Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas
Como a senhora espera que o processo eleitoral se conduza?
Espero que transcorra com tranquilidade, transparência, sabedoria e respeito, e que a população compareça às urnas, em massa.
O que esta pandemia representa para o processo eleitoral?
Essa pandemia é mais um fator para a medição da responsabilidade da gestão pública, tornando o eleitor mais cauteloso na escolha dos seus representantes. Infelizmente, tivemos, em Gastão Vidigal, um grande número de mortos em relação ao número de habitantes. Quanto à campanha propriamente dita, terá uma maior divulgação pelas redes sociais. Há a necessidade de seguir os protocolos para a segurança de todos, durante a companha e, principalmente, durante o período de votação.
Quais as bandeiras que a senhora defende?
Minha gestão é baseada na transparência, ou seja, aplicação correta dos recursos, aplicação correta dos recursos, escolha adequada de assessores, o que quer dizer escolha de pessoal com competências específicas, o que se desdobra em eficiência. Combate a quaisquer desvios observáveis na gestão pública.
Outra prioridade é o atendimento e cuidado com as pessoas. Assim darei maior atenção a SÁUDE, busca de EMPREGOS, LAZER, ASSISTENCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO. Além disso, prezarei desenvolvimento da cidade e o cuidado com o patrimônio público.
O que mais falta em sua cidade?
Nossa Gastão carece é EMPREGO. Além disso a saúde é precária. Falta moradia. Há muitas falhas no setor de Saneamento Básico, Social, Educação, transporte público, lazer, e com ajuda da população a meta é saná-las. Outro fator importante é a transparência nas contas públicas. Atrair empresas para a cidade, com incentivos fiscais e facilitação de localização, o que implicará mais empregos. Faltam, também, eventos culturais que atraiam a população.
O que a cidade tem de melhor?
A cidade tem de melhor o POVO. São pessoas de bem, solidárias, e merece também o melhor. Por ser uma cidade pequena, o contato direto com as pessoas facilita a comunicação. Assim com a união da população, farei um trabalho coletivo e solidário a fim de solucionar os principais problemas do município e tornar Gastão Vidigal uma cidade melhor.
Caso eleita, qual projeto não realizado no último mandato você pretende dar encaminhamento assim que assumir posto de prefeita?
Não posso dar encaminhamento a um projeto que não é meu e nem sequer se realizou. Porém eu tenho meus projetos e prioridades: o cuidado com a população (geração de empregos, e melhoria no setor da saúde, educação, desenvolvimento da cidade, lazer).
Estou à disposição da população para juntos definirmos o que o município necessita de maior urgência.
Caso eleita, como pretende prosseguir para lutar contra problemas ambientais e preconceito na cidade?
A conscientização da população é um desafio para luta contra esses problemas. Na questão ambiental, pequenas ações podem ser realizadas por todos, como a coleta seletiva do lixo, o menor uso de sacolas plásticas. A arborização de espaços públicos, a instalação de lixeiras seletivas em pontos estratégicos da cidade, são projetos que pretendo executar. Quanto a preconceitos, procuraremos reforçar, nos Ensinos Básico e Médio a questão de procedimentos éticos. Ninguém nasce preconceituoso. O preconceito só se combate com informação. Na prática, por exemplo, podemos colaborar com atividades realizadas principalmente nas escolas e fundo social para a inclusão e desenvolvimento da empatia. Não basta dizer que diversidade deve ser respeitada, deve ser vivenciada. Enriqueceremos a nossa Biblioteca com obras fundamentais que tratam do assunto. Sou afro-brasileira e a primeira mulher a disputar uma eleição para prefeita de Gastão Vidigal e sei muito bem o que é o preconceito.
Como se posiciona aos casos de corrupção recorrentes em nosso país?
É vergonhoso a falta de transparência dos atos públicos. Infelizmente a corrupção está presente em todas as esferas do poder público, salvo poucas exceções.
A corrupção só existe porque algumas pessoas não sabem o poder de seu voto. Às vezes, a pessoa se deixa influenciar por uma troca de vantagem, deixando de votar em uma pessoa honesta e competente.
É preciso um combate contínuo, diário, e muito boa vontade para cessar esse processo tão perverso que retira investimentos da educação, saúde, segurança e infraestrutura, principalmente. Nosso munícipio merece uma gestão também voltada ao combate à corrupção.